ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 71ª edição | 01 de 2009.

Crise mundial atinge atividades da ADE-Japão

  • Auxílio aos homeless das ruas de Tóquio por voluntários da Comunhão Espírita Cristã F.C. Xavier Auxílio aos homeless das ruas de Tóquio por voluntários da Comunhão Espírita Cristã F.C. Xavier

Na reunião do dia dezoito de janeiro, a diretoria da ADE-JP analisou a situação da instituição diante da crise financeira mundial que atingiu vários países desenvolvidos, inclusive o Japão. As consequências imediatas foram o aumento repentino do desemprego dos trabalhadores temporários. Os brasileiros representam grande parte desse contingente, na maioria empregados na indústria manufatureira.

O Grupo de Estudos Espíritas de Ueda está propondo uma ação conjunta com todas as todas as organizações, religiosas ou não, para apoiar as campanhas que já estão em andamento. O objetivo não é criar mais uma campanha e sim ajudar em projetos em desenvolvimento, além de prestar informação e orientação para que os atingidos saibam onde e como se dirigir para buscar auxílio.

A intenção é se organizar e tentar fazer o máximo possível para agregar um número grande de voluntários para ajudar na tarefa. Isto é apenas um começo, sendo necessário realizar reuniões para discutir vários pontos para poder colocar em prática e ajudar efetivamente o maior números de pessoas.

E ameaça até mesmo a parceria com a ADE-PR

A crise na segunda maior economia do mundo afeta o próprio desenvolvimento das atividades espíritas no país, pois muitos dos que militam nesta área, estão também sendo penalizados com a redução de salários e ameaça de demissão.

Por isso, conforme informação prestada pelo presidente da ADE-JP, Adalberto Prado de Morais, é possível que a publicação das notícias do movimento espírita japonês neste jornal, bem como o envio de 100 exemplares para distribuição local, como vinha sendo feita há quase dois anos – a primeira edição contendo notícias de lá foi a de nº 61, maio-junho de 2007 – talvez tenha que ser suspensa. Isto será decidido numa reunião no dia 15 de fevereiro.

Na ocasião serão planificadas as atividades da ADE-JP para o ano de 2009, incluindo a re-estruturação da Biblioteca Itinerante e a definição de data para a palestra “Depressão e Espiritualidade”, em conjunto com o G.E.E.Gunma.

A ADE-JP vai propor também um estudo para promover uma maior aproximação dos grupos espíritas do Japão. A Comunhão Espírita Cristã, a mais antiga sociedade espírita local, dirigida hoje por Tomoh Sumi, tem uma sede com auditório para 60 pessoas, outras pequenas salas, cozinha para o preparo de alimentos a ser distribuídos junto com roupas e calçados aos homeless (moradores de rua ou sem-teto), no último domingo do mês.

Embora não haja no Japão um movimento espírita oficialmente organizado, a Comunhão Espírita Cristã Francisco Cândido Xavier é membro do Conselho Espírita Internacional como observadora e realiza anualmente o Encontro de Confraternização do Movimento Espírita do Japão - ECOMEJ.

A proposta da ADE-JP é fazer um encontro no meio do ano em Ueda-shi, não nos moldes do ECOMEJ, mas como uma reunião de dirigentes com propostas para unir os grupos. Por isto, será proposto aos grupos e casas espíritas a constituição de um Conselho Espírita ou União das Sociedades do Japão, com representação das instituições espíritas atuantes e assim fortalecer o Espiritismo e o Movimento Espírita no país.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2018 / Desenvolvido por Leandro Corso