ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 73ª edição | 05 de 2009.

Dando voz aos outros

De tempos em tempos, um periódico como este necessita passar por reciclagens parciais para melhor atender a seus objetivos, dentre eles, deixar o leitor bem informado e satisfeito. Além das notícias gerais de cada edição, há o cuidado com as seções fixas, aquelas matérias sempre presentes e que têm por característica a apresentação sequencial de um assunto como, por exemplo, “Subsídios para a Melhoria da Imprensa Espírita” e “Divulgar com Eficiência” e outras de conteúdo variado, mas de natureza semelhante como já tivemos “Ade-Japão”, “Por que saber”, etc.

Algumas delas, após certo tempo esgotam o assunto. É o caso de “A Revista Espírita de Kardec” que, dentro da proposta inicial de destacar a cada edição do jornal, alguns poucos assuntos publicados num semestre todo, no próximo número, concluirá a meta com menção ao primeiro semestre de 1869.

Ao iniciarmos agora o 13º ano de circulação do CAE, brindamos o leitor com uma nova seção que servirá para preencher a lacuna deixada pela citada acima e, esperamos, enriqueça-o um pouco mais de informações. Trata-se de “O Que Dizem Os Outros Jornais”, na qual transcreveremos trechos de matérias recentemente publicadas em outros periódicos espíritas.

Os objetivos são: proporcionar uma visão mais diversificada da imprensa espírita escrita e consequentemente do Movimento Espírita Brasileiro; permitir vaga ideia a respeito da linha editorial seguida pelos periódicos e nível intelectual dos articulistas; dar visibilidade a outros jornais, revistas e boletins numa retomada da campanha “Espiritismo em Movimento: Fique por dentro!”, realizada pela ADE-PR em 2001 ao incentivo da leitura e assinatura de jornais espíritas. Para tanto daremos sempre a indicação de um contato (e-mail, endereço ou telefone) para que o interessado, caso deseje, possa obter maiores informações sobre como ter acesso ao jornal citado.

Quanto aos critérios, definimos que utilizaremos os cerca de 20 periódicos recebidos pela ADE-PR no intercâmbio que faz, embora façamos o envio para cerca de 180. Infelizmente porque a maioria não quer ou não pode nos enviar sua publicação, o alvo de nossa garimpagem se concentrará em 10% do total. Os textos citados serão escolhidos pelo Conselho Editorial e submetidos à análise da conveniência e oportunidade de transcrição e poderão se referir a um único periódico ou vários deles, conforme importância, extensão e adequação ao espaço disponível para cada edição.

Essa escolha de matérias não visará o exótico, bizarro ou polêmico, embora assim eventualmente possa ser percebido. Procuraremos evidenciar aquelas que fogem ao lugar-comum, à repetição cansativa observada na maioria dos jornais e boletins espíritas. A ênfase está, senão no ineditismo absoluto da informação ou pensamento, ao menos que o tema ou reflexão seja original ou pouco disseminada.

Faremos transcrições literais, entre aspas, acompanhadas de intercalações que atendam à economia de espaço, abstendo-nos de comentários. É possível que uma ou outra frase possa soar descontextualizada, dando ensejo a interpretações diversas, mas melhor isto do que privar o leitor do CAE de conhecer um pouco do que ‘dizem os outros jornais’.

Quando entendermos que determinada matéria ou afirmação mereça atenção especial, encarregaremos algum articulista colaborador deste jornal, seu editor ou a própria equipe de redação para elaborar texto - a ser publicado na mesma ou edição futura – que comente e faça uma crítica honesta contribuindo para o esclarecimento do leitor, permanecendo com este o direito inalienável de analisar, julgar e formar seu próprio juízo.

Sempre citaremos a fonte completa – desde que disponível - (nome e e-mail do jornal, local, data e nº da edição, nome do articulista, seu e-mail e cidade), facilitando o contato do leitor com os mesmos.

Explicações feitas, remetemos o leitor à página 04 onde inauguramos a aludida seção com recortes de cinco jornais que nos chegaram às mãos neste último mês.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2019 / Desenvolvido por Leandro Corso