ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 82ª edição | 11 de 2010.

EDITORIAL: ADE-PR 15 anos!

    Não foi fácil chegar até aqui. Em geral, quanto “mais corrida” é a vida das pessoas, maior a sensação de que o tempo passa muito rápido. Da mesma forma, quanto mais nos aplicamos na execução de determinada tarefa e extensa ou intensa seja ela, exceto no caso de rotinas muito monótonas, mais nos parece que o tempo “voou” e sempre é insuficiente.

                Porém, no caso da ADE-PR que neste 27 de outubro completou seu 15° aniversário, a sensação que se tem é de um percurso efetivamente bem mais longo do que o marcado pelo calendário. Desde o início nunca encontramos facilidades. Da sugestão primeira do nobre Ildefonso do Espírito Santo, da Bahia, em visita especial objetivando a criação das ADEs pelo país, à fundação da nossa, nove meses se passaram, uma gestação completa até o parto difícil de um ser espírita, jurídico, concebido à luz da inspiração de precursores da divulgação do Espiritismo como Cairbar Schutel, mais tarde homenageado como seu patrono, e, naturalmente o grande pioneiro de tudo, Allan Kardec.

                Vieram a primeira diretoria e tarefas como o Clube e Feira do Livro e o Disk Espiritismo. E depois, ao longo desta década e meia, dezenas de realizações importantes, com ou sem apoio oficial, foram almejadas e construídas como se pôde ver na apresentação em Power point que a equipe diretiva dispôs durante a palestra alusiva à data (ver pág. 06, 07 e 12).

                Foram participações ativas em Simpósios de Comunicação Social, dois Congressos Brasileiros de Divulgadores, talvez uma dezena de Feiras do Livro – não se faz mais porque a Prefeitura Municipal não autoriza -, edição do livro “A Eficiência na Comunicação Espírita” – ainda pouco conhecido no nosso meio -, campanhas especiais como a de Doação de Órgãos, a de incentivo à leitura e assinaturas dos periódicos espíritas e a de doação de 1500 obras novas às bibliotecas de escolas de ensino fundamental e universidades de todo o Estado do Paraná. Na área da mídia, cerca de oito anos no rádio e já há dez na TV; e colunas em jornais leigos sem falar do site (www.adepr.org.br) e nosso carro-chefe, este jornal.

                Isto tudo para ficar apenas em alguns destaques. Outros voos ainda mais altos estão sendo ensaiados. Continuamos nos ressentindo da falta nem tanto de valores pecuniários porque estes, em princípio, são decorrentes de mais ações voltadas para a sua busca, mas justamente de quem implemente estas ações. A crônica falta de recursos humanos sempre foi o nosso maior problema.

                Todo o mundo no Movimento Espírita local parece já assoberbado de tarefas, ninguém tem tempo para a ADE e ela pede tão pouco. Apenas alguma atenção e dedicação. Uma reunião mensal e a maior parte do trabalho a ser realizado em horários próprios, em casa, pela internet.

                Enquanto entre os milhares de espíritas de Curitiba e Região Metropolitana poucos concedem um olhar de solidariedade em nossa direção, seguimos nós, atualmente CINCO pessoas, fazendo o possível e tentando o impossível para manter a ADE-PR funcionando e se desafiando cada dia a fazer mais e melhor.

                Mais de uma vez, inclusive no princípio deste ano, cogitamos seriamente em dissolver a organização. Deus nos deu forças, superamos as crises, saímos fortalecidos e aí estamos seguindo em frente. Quem sabe o que teremos para dizer daqui a novos cinco anos?

                Você que nos lê agora pode ajudar a responder a esta pergunta, fazendo história junto conosco, marcando o tempo no futuro de maneira tão bela como tantos valorosos companheiros somaram vivências em algum momento destes 15 anos passados.

     

    Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

    Assine agora mesmo

    ADE-PR © 2017 / Desenvolvido por Leandro Corso