ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 93ª edição | 09 de 2012.

ABRADE à espera de melhores dias

        Enquanto a ADE-PR marca a passagem de seus 17 anos de fundação em 27 de outubro, concentrada em novos projetos como um programa próprio na televisão (pág. 2), o mesmo não se pode dizer da entidade nacional especializada em comunicação social espírita, a ABRADE – Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo.

Não se pode dourar a pílula. De uns anos para cá, a vida da instituição tem sido assinalada por defecções em seu quadro de colaboradores, indiferença de muitos que ficaram, descomprometimento e inércia da maioria e só alguns esforços solitários para mantê-la em suas atividades mínimas.

Os motivos para esta situação começaram em diferenças pessoais não superadas desde o último mandato no regime presidencialista 2006-2007. Mudou-se o Estatuto e a forma colegiada não vem atendendo as expectativas. Mas há outros fatores como a diminuição do próprio número de ADEs funcionando. A ADE-MG deixou de atuar há cerca de três anos e a ADE-CE, uma das mais produtivas, também já anunciou que não tem pessoal para seguir trabalhando. De outras quase nada sabemos, pois nada divulgam nem nas Listas da ABRADE na internet. As exceções são as entidades dos estados de São Paulo (Capital e Campinas) e Sergipe, além, obviamente da paranaense, que permanecem em operação.

Por outro lado, Wilson Czerski, do Paraná, atualmente Coordenador do Colegiado, já manifestou a disposição de deixar o cargo até o final do ano, alegando estar as equipes desfalcadas, sua própria incapacidade para reverter a situação e sugerindo que se realizem novas eleições para oportunizar que aqueles que criticam à distância ou mantêm o silêncio discreto, assumam a direção da ABRADE e façam aquilo que não pôde ser feito neste passado recente.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2017 / Desenvolvido por Leandro Corso