ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 108ª edição | 03 de 2015.

Autorretrato

O lançamento da campanha estadual da ADE-PR em favor da doação de órgãos; a nossa participação no I Fórum Nacional de Espiritismo de Curitiba; os sonhos, o sonambulismo, êxtase, projeções conscientes, catalepsia e o coma, no Cantinho Científico

 A edição n° 49, do bimestre maio-junho de 2001, teve como destaque da primeira página o lançamento oficial da campanha da ADE-PR em favor da Doação de Órgãos para Transplantes.
 A convite da promotora, o médico catarinense Ricardo Di Bernardi proferiu duas palestras sobre o assunto. A primeira no dia 28 de maio no C. E. Luz Eterna e na manhã seguinte, no C. E. Bezerra de Menezes. Doar é reciclar-se – disse ele -; salvar vidas, um presente de vida, um ato de desprendimento e de amor.
 Na ocasião foram distribuídos exemplares da cartilha publicada pela ADE-PR contendo todas as principais informações necessárias à orientação de doadores em potencial. “Informações Gerais”: Fila Única, Como se tornar doador, O que doar, Tipos de doadores, Perguntas mais frequentes,, Morte encefálica, Tempo para retirada dos órgãos, Doação de medula óssea; endereço, telefones das Centrais de transplantes.
 Em “Visão Espírita das Doações de Órgãos” constou esclarecimentos sobre o Ato de amor, Obsessões e repercussões no perispírito. E no final a síntese de uma pesquisa realizada pela própria ADE-PR junto a várias Casas Espíritas do Paraná e Santa Catarina. Dos 92,4% que se declararam espíritas, 60% disseram-se doadores. Todo o detalhamento da pesquisa foi reproduzida no Editorial, na página 2.
 Outra notícia veiculada na capa foi a realização do I Fórum Nacional Espírita de Curitiba, promovido pelo antigo NERF – Núcleo Editorial Realismo Fantástico. Foram 23 conferências e três workshops, entre os dias 21 a 24 de abril, tendo por local  a Grande Loja Rosacruz.
 Foram marcantes presenças como as de René Dotti, Carlos Tinoco, Clóvis Nunes, Wilson Pikler, João Alberto Fiorini, Ricardo Di Bernardi, Sérgio Felipe de Oliveira, Ney Lobo, entre outros. Todos os detalhes foram publicados às páginas5 e 6. Já Wilson Czerski, diretor do jornal da ADE-PR, também foi um dos convidados. O tema que desenvolveu foi “O Espiritismo, uma proposta de vida”.
 Na página 7 reproduzimos uma nota assinada pelo então presidente da Federação Espírita Brasileira a propósito da desencarnação do papa João Paulo II. “... Assim, reconhecemos o valor do papa João Paulo II, um homem de bem,voltado para a construção da paz e para a defesa da vida. A nosso ver, é um nobre espírito, que desempenhou com dignidade e elevação as suas funções diante de Deus, da Igreja e da sociedade. Estamos orando para que Jesus o receba em clima de muita paz”, dizia parte da nota.
 A edição fechava com a seção “Cantinho Científico”, trazendo à análise os “Sonhos, sonambulismo e outros fenômenos”. Os sonhos foram classificados em quatro grupos: efeitos de reflexos fisiológicos, de reflexos psicológicos, vivências espirituais e mistos. O sonho foi definido como um estado de sonambulismo incompleto.
 Este, por sua vez, pode ser natural ou provocado, no caso magnético. Outro fenômeno citado foi o estado de “êxtase”, também natural ou provocado, vai além do sonambulismo, com elevado grau de desdobramento. Muitas vezes os relatos dos extáticos podem conter descrições exageradas ou distorcidas e, eventualmente, sofrer influências de outras mentes desencarnadas.
 As projeções conscientes ou viagens astrais, segundo hábeis experimentadores, permitiria a percepção profundamente ampliada como na intuição, inspiração, pressentimentos, clarividência, audiência, telepatia, telecinesia, psicometria e bilocação.
 O texto trouxe, ainda, anotações sobre a catalepsia, a letargia e o como, demonstrando as possíveis relações entre estes estados da consciência e a eclosão de fenômenos anímicos e mediúnicos.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2019 / Desenvolvido por Leandro Corso