ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 123ª edição | 09 de 2017.

Livros que eu recomendo

Admirável mundo em que vivemos

Conforme noticiamos na edição passada, está na praça desde o mês de setembro mais um trabalho do nosso editor e presidente da ADE-PR Wilson Czerski. Trata-se de “Admirável mundo em que vivemos”, a quarta obra espírita do escritor.

Não só esta seção específica do Comunica Ação Espírita, como grande parcela do total das atividades desta Associação – dedicada essencialmente à área da divulgação espírita – atende ao segmento da literatura.  O livro sempre esteve presente como meio e fim na vida da ADE-PR.

Já realizamos muitas Feiras do Livro, o Clube do Livro funciona até hoje; já realizamos um trabalho em equipe, algo como um verdadeiro e completo manual sobre os principais meios de divulgação do Espiritismo, o livro “A Eficiência na Comunicação Espírita”. 

Mais que isso: sempre apoiamos, incentivamos e divulgamos obras produzidas por autores novos, principalmente paranaenses, algo que não vemos acontecer por essas bandas onde praticamente só há espaço para nomes famosos como se o Espiritismo estivesse a eles restrito e ninguém mais soubesse ou pudesse oferecer ideias de boa qualidade.

Esse reconhecimento, normalmente, é mais fácil de ser obtido fora daqui onde os trabalhos podem ser apreciados com o entendimento proporcionado por uma visão menos conservadora, mais justa e saudável ao Movimento Espírita. 

Não obstante a reserva silenciosa de muitas instituições e lideranças, alguns autores perseveram fiéis a Kardec e a si mesmos atuando no sentido de oferecer ao público leitor arejadas oportunidades de conhecer e debater temas muitas vezes evitados ou desfazendo clichês cristalizadores de ideias e comportamentos.

Cabe esse registro para afastar de antemão possíveis críticas pelo fato de estarmos enaltecendo aqui e agora um trabalho “feito em casa”. Se a tantos temos dado ensejo para que seus livros sejam, ao menos conhecidos, talvez lidos e até elogiados ou seriamente criticados, por que não o faríamos com um membro de nossa equipe que, além da literatura, sempre esteve no pelotão de frente da ADE-PR, desde a sua fundação há 22 anos – a se completar no próximo dia 27 de outubro -, sem nunca esmorecer?   

“Admirável mundo em que vivemos” é um trabalho que reúne textos convidativos a uma maior reflexão da nossa sociedade atual. Muita gente sonha – ou seria pesadelo? – com paraísos inexistentes e por ilusão até matam outros irmãos. Nem alguns espíritas escapam por julgar que a vida terrena deve ser desprezada e tudo a fazer é praticar ‘caridade’ para merecer uma colônia espiritual como Nosso Lar quando desencarnar. Podemos – e necessitamos – estar no mundo, sem nos rendermos às suas seduções. Porém, o grupo dos iludidos é minoria.

Mas há a imensa maioria de desavisados que, esquecidos de sua natureza espiritual e destinação futura e imortal, regalam-se nos prazeres materiais. Mas haveria algum ponto em que se possa equilibrar o presente no mundo em que vivemos com as demandas exigidas pela lei de evolução moral e intelectual?

É isso o que faz Wilson Czerski nesta sua nova obra. Allan Kardec afirmava que o Espiritismo se relaciona com todos os ramos do conhecimento, bem como defendia a ideia de uma visão doutrinária alicerçada no tríplice aspecto de religião, filosofia e ciência. E Léon Denis já se preocupava com o que os homens fariam dele, o Espiritismo.

O autor traz sua contribuição para tantos conflitos que assolam o mundo e que atravessam gerações, sempre mostrando de que forma poderemos, através do nosso comportamento e de nossas atitudes, contribuir para o avanço do admirável mundo em que vivemos, lemos na apresentação da obra.

Da leitura emerge de modo inequívoco a necessidade imperiosa de um maior engajamento dos espíritas na busca de soluções para os problemas humanos: da ecologia à compreensão do papel real da dor em nossas vidas; da preservação da saúde à sua falta e à eutanásia com suas variantes; da desestruturação familiar ao aborto de anencéfalos; da falta de freios morais dos adolescentes à prevenção da violência; da participação consciente nas urnas às manifestações de rua; do dinheiro da corrupção à filantropia de bilionários; do exemplo de humildade de rainhas aos extremos da vaidade; da desmistificação de que tudo está no destino às obsessões nos serial killers.

Esse é apenas um pequeno painel do que traz “Admirável mundo em que vivemos”, obra que não camufla os graves problemas que a humanidade enfrenta, talvez nem tanto assim a mais do que sempre ocorreu. Em transição sempre estivemos. Talvez agora somente com um propósito mais definido e marcado pela lei do progresso.

De qualquer forma, se “a casa está em reforma”, como afirmou Emmanuel, significa que ficará melhor. Reencarnados, aqui ou em algum outro mundo do universo infinito, ou desprendidos da matéria na dimensão espiritual, podemos ser felizes igualmente. A Terra ainda há de nos servir como lar por muitos séculos ou milênios

Melhor cuidar bem dele. Trabalhar para a solução de seus problemas que são os nossos e não transferir essa responsabilidade a Jesus ou Deus. Nosso compromisso com os Grandes Luminares da Vida e o próprio Criador é de nos esforçarmos e fazermos a nossa parte, arregaçando as mangas para implantar por aqui uma sociedade justa e fraterna e, por conseguinte, mais feliz.

“Admirável mundo em que vivemos”, 272 páginas, editora EME, nove capítulos e 49 tópicos para você entender melhor o lugar onde vive  – e provavelmente ainda viverá muitas vezes – e descobrir realmente qual é o seu papal dentro dele.

Para finalizar, a aquisição do livro, além de através da editora (pedido@editoraeme.com.br), pode ser feito com a Livraria Ponto de Luz de Curitiba ou através da ADE-PR (adepr@adepr.org.br). O valor é R$40,00 já inclusa a tarifa do Correio. O autor se compromete a autografar todos os exemplares que forem solicitados por este meio, desde que a pessoa manifeste este desejo. 

Lembramos que toda a receita líquida com a comercialização do livro será canalizada para a Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná, servindo para manter e melhorar as nossas atividades, incluindo este jornal e o programa de televisão Diálogo Espírita que já alcançou a marca de 238 programas no ar no dia 30 de setembro.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2018 / Desenvolvido por Leandro Corso