ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 129ª edição | 09 de 2018.

A Gênese: 150 anos de lançamento e uma polêmica

O quinto e último livro que compõe o conjunto denominado “Obras Básicas” foi lançado em 06 de janeiro de 1868. É o menos vendido e –supõe-se – o menos lido de todos. Divide-se em três partes: a formação dos mundos e criação dos seres animados e inanimados; os milagres em geral e os promovidos por Jesus; e as previsões e os pressentimentos.

Mas, atualmente, recomenda-se, antes mesmo de estudá-lo, saber se não tem nada sobrando ou faltando nele. Isso porque se discute a possibilidade – mais que isso – a constatação de que ele teria sofrido adulterações em seus textos durante as sucessivas edições, especialmente da quarta para a quinta, esta última publicada após a desencarnação de seu autor, Allan Kardec.

O alerta inicial veio através do primeiro biógrafo do Codificador. Entre os anos de 1884 e 1885, em artigos publicados no jornal Le Spiritisme, sob título “uma infâmia”, Henry Sausse denunciou a adulteração, apontando pelos menos 126 alterações introduzidas na 5ª edição de A Gênese, inexistentes nas anteriores, por obra de Pierre Leymarie.

O assunto voltou à tona agora com o lançamento do livro “O Legado de Kardec”, de autoria da pesquisadora brasileira Simoni Privato Goidanich, após reunir extensa documentação em bibliotecas da França e da Argentina.

A Federação Espírita Brasileira também se pronunciou e diz acreditar que ainda falta comprovação, não da realização das alterações, mas de que as mesmas tenham sido patrocinadas por terceiros e não pelo próprio Kardec.

Como demonstra a matéria da pág. 4, em “Livros que eu recomendo”, não se trata de meros detalhes, mas de inserção e supressão de parágrafos inteiros, incluindo um que aborda a questão envolvendo a tese do corpo fluídico de Jesus.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2019 / Desenvolvido por Leandro Corso