ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 100ª edição | 11 de 2013.

Nós vestimos a camisa 100 do CAE!

  • O jornalista Carlos Barros e a esposa Carmem O jornalista Carlos Barros e a esposa Carmem

     O jornal Comunica Ação Espírita, da Associação de Divulgadores do Espiritismo do Estado do Paraná (ADE-PR) foi premiado, como destaque da imprensa espírita em 2009, quando participou do I Prêmio Observatório Espírita, uma oportuna iniciativa da Rádio Web Espírita da ADE Campinas (SP). Desde então, acompanhamos de perto a sua trajetória vitoriosa e evolutiva, talvez um pouco menos do que desejaria Wilson Czerski, o idealizador do projeto gráfico e editor responsável. Mas é evidente que o mensário cresceu e apareceu aos olhos dos seus exigentes leitores em todo o Brasil e no exterior.

     As dificuldades financeiras para mantê-lo circulando regularmente não o impediram de seguir em busca dos ideais de Kardec, expressos em seu “Projeto 1868”, cujo texto pode-se ler no livro “Obras Póstumas”. O mestre lionês propõe, textualmente, que seja feita, em larga escala, a divulgação da Doutrina Espírita.

     E o Comunica Ação Espírita, em momento algum, deixou de lado a pretensão de atingir uma publicidade do Espiritismo na dimensão sonhada pelo codificador. Pode faltar dinheiro, mas sobra determinação e muita boa vontade, na atual equipe editorial, para continuar tocando o projeto.

     O multimídia Wilson Czerski acredita no dito popular de que “o pouco com Deus é muito”, e como todo brasileiro, destemido e esperançoso, não desiste nunca de sonhar com o mais e o melhor. É um valoroso idealista da comunicação social espírita paranaense.

     Entidades como a ADE-PR só conseguem algo com muita dificuldade: angariar recursos financeiros, arregimentar pessoas para desenvolver atividades e projetos para o futuro, adquirir representatividade no movimento, conquistar espaços, parceiros e patrocinadores. Não é fácil a vida administrativa e financeira dessas entidades pelo Brasil afora.

     Contudo, o número de assinantes do CAE tende a aumentar a partir desta edição especial de nº 100 (novembro/dezembro de 2012). Não somente pelo número das páginas acrescentadas nesta edição toda colorida, mas pelo seu real compromisso de manter uma estreita e digna relação com seus leitores, assinantes, anunciantes e parceiros.

     O jornal Comunica Ação Espírita não é feito por uma só pessoa. Todos participam, direta ou indiretamente, para o seu sucesso editorial no movimento espírita brasileiro. Um sucesso que se vê estampado nas opiniões de tantos outros articulistas que, como nós, também vestiram a camisa nº 100 do conceituado mensário paranaense.

     Vida longa para o jornal da ADE-PR! O mensário merece todo o nosso apoio e, porquê não, uma assinatura anual, como prova de nosso sincero reconhecimento pelo seu valor editorial e por sua contribuição em prol da boa divulgação espírita em nosso país.

     Parabéns aos companheiros Wilson Czerski (editor), Ricardo Dias (jornalista responsável) e Luís Sposito (diagramador). E àquele companheiro dedicado que revisa o jornal, entrega e vai buscar na gráfica, dobra, embala, etiqueta, confere, leva ao Correio, cobra assinaturas e anúncios. 

     A equipe é pequena, mas a dedicação é contagiante!

Referências

Carlos Barros(*)

jornalista1938fenaj@gmail.com

 

João Pessoa – PB

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2021 / Desenvolvido por Leandro Corso