ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 100ª edição | 11 de 2013.

Livros que eu recomento

Por Wilson Czerski

Pode parecer estranho o autor falar sobre o próprio livro. Mas e por que não? Afinal, aqui temos as figuras do escritor e do jornalista a se confundirem. Se já tivemos a oportunidade de comentar – e recomendar – tantos livros de igual número de autores, o papel que desempenhamos seria impeditivo de colocarmos em evidência um trabalho reconhecido por muitos como de grande valor? Sinceramente julgamos que não. Por isso, sentimo-nos à vontade para dele falar com toda a isenção de ânimo, dispensando a mesma atenção e visão crítica empregada em relação aos demais livros analisados.

Feito este esclarecimento introdutório, passemos ao que verdadeiramente interessa. O livro Espiritismo, uma visão panorâmica foi publicado pela Editora O Clarim, uma das mais antigas e respeitadas do país no segmento espírita, em 2006, tendo seu lançamento ocorrido em março daquele ano durante a realização da Bienal do Livro, em São Paulo. Pelas suas características, reveste-se de certo ineditismo. Ao mesmo tempo sintético e abrangente, fornece, como o próprio título demonstra, um conjunto de informações capaz de proporcionar ao leitor uma visão geral do que é o Espiritismo, quais os seus limites, desde as suas bases teóricas – filosóficas e religiosas – e práticas através das diversas funções do Centro Espírita, até a discussão de temas modernos, especialmente, de ordem científica.

O Espiritismo, uma visão panorâmica está dividido em dez capítulos e possui ao todo 65 temas. Essa distribuição é um dos grandes atrativos da obra pela força didática que oferece. Serve, assim, e muito bem, tanto aos iniciantes ou pessoas que nada conhecem da Doutrina Espírita como aos veteranos, seja por essa esquematização de vê-la como um todo num abarcar de olhos, seja como subsídios aos expositores, coordenadores de grupos de estudos, etc.

Poucos temas escapam ao livro para aqueles que pretendem fazer uma palestra como veremos na enumeração do que ali é tratado. E, como, frisamos, por outro lado, o neófito encontra facilmente um modo de perceber o Espiritismo em suas diversas facetas sem precisar recorrer à leitura de muitos livros.

No capítulo I – Atividades de um Centro Espírita – atuação institucional, encontramos os seguintes temas: Centro Espírita, atendimento fraterno/entrevista, palestra/exposição verbal, estudos, meditação/concentração, Fora da caridade não há salvação, assistência social, dinheiro e divulgação/comunicação.

O segundo – Tratamentos espirituais – temos Fluidos, perispírito prece, passe (fluidoterapia), água fluidificada, irradiações/vibrações e curas. O terceiro capítulo – Estrutura filosófica do Espiritismo e sua visão religiosa – trata de Deus, Cristo, Bíblia, anjos e demônios, milagres, Codificação e espiritualismo. O capítulo seguinte - A trajetória evolutiva da alma (espírito) - apresenta os seguintes tópicos: princípio inteligente, reencarnação, carma-livre-arbítrio-destino e fatalidade, educação e TVP- Terapia de vidas passadas.

No capítulo V – A morte – temos: morte, criogenia, cremação e EQM – Experiências de quase-morte. No seguinte – Como e onde vivem os Espíritos – mais três itens: erraticidade, umbral e pluralidade dos mundos habitados. Já o capítulo VII trata da mediunidade estudada ao longo de 11 tópicos que contemplam, além da dinâmica cerebral envolvida nos processos de comunicação dos espíritos, os principais tipos de fenômenos mediúnicos. São eles: transe, mediunidade; animismo, sonhos, êxtase, projeções, letargia e coma; clarividência, premonições e pressentimentos, mesas girantes, materializações, psicografia ou escrita direta, psicofonia e transcomunicação instrumental.

No capítulo VIII cuidamos de resumir o atendimento aos desencarnados. Daí o subtítulo: Tratamento dos Espíritos. Possui três itens: doutrinação, obsessão e desobsessão. No penúltimo capítulo entra-se na empolgante área das temáticas polêmicas da atualidade. Tendo por título “Sexualidade e polêmicas científicas e éticas”, incluímos ali os seguintes assuntos: casamento/divórcio, controle de natalidade, aborto, reprodução humana assistida, banco de sêmen e óvulos, congelamento de embriões, mães de aluguel, escolha do sexo e homossexualidade.

É ou não é motivo suficiente para se ler a obra? Mas ainda falta o décimo e último capítulo, também marcado por “Outras polêmicas cientificas e morais”. Se não vejamos: pena de morte, suicídio, eutanásia, engenharia genética, transplantes e clonagem.

Note-se que cada item desses, contido, em média, em apenas quatro ou cinco páginas, uma vez que o livro todo tem 310, possui, ao final, a indicação de algumas obras, em geral, em número de cinco, que servem como referência para desenvolver ou complementar o que ali está exposto de maneira bem sintética. Um exemplo: no item “Materializações” fizemos constar os seguintes livros: “As materializações de fantasmas”, de Paul Gibier; Materializações de Uberaba”, de Jorge Rizzini; “Como ocorrem as materializações”, de Edvaldo Kulcheski; “Katie King” , de Wallace Leal Rodrigues e “Animismo e Espiritismo”, de Alexander Aksakof.

Já o tema “Homossexualidade” pode também ser encontrado nas seguintes obras por nós mencionadas: “Aids, homossexualismo, alcoolismo, conflitos familiares e temas diversos”, de autores diversos; “Ação e reação”, de André Luiz/Chico Xavier; “Sexo e Evolução”, de Walter Barcelos; “Vampirismo”, de Herculano Pires e “Forças Sexuais da alma”, de Jorge Andrea dos Santos. E mais: ao final de cada capítulo, encontra-se a bibliografia utilizada no mesmo, totalizando 164 referências para a obra toda. 

O livro encontra-se na terceira edição. Da contracapa destacamos o seguinte parágrafo: Essa obra, totalmente doutrinária e embasada nos princípios codificados por Allan Kardec, aborda temas e desafios da atualidade, repassa as atividades inspiradas pela Doutrina Espírita e projeta-se em análises que inspiram a ética e o bom senso para demonstrar a grandeza da proposta espírita.

 

NOTA: Pelo fato da publicação ter ocorrido há sete anos, nem sempre o leitor interessado conseguirá com facilidade encontrar o livro em sua cidade. Deixamos aqui, como alternativas os seguintes contatos para pedidos: diretamente com o autor através do e-mail wilson@adepr.org.br ou telefone (41) 3278-0961 e editora O Clarim – e-mail oclarim@oclarim.com.br e tel. (16) 3382-1066; 3382-1471 e fax 3382-1647.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2021 / Desenvolvido por Leandro Corso