ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Série André Luiz

São 16 livros publicados de 1943 a 68, pela FEB, constituindo extraordinário acervo de informações sobre a vida após a “morte”, intercâmbio entre encarnados e desencarnados, carma (lei de causa e efeito), mediunidade, ensinamentos para bem viver etc. Dos 16 volumes, 5 não são suscetíveis de síntese ou resumo (Agenda Cristã e Conduta Espírita são coletâneas de inspirados pensamentos e máximas; Evolução em dois mundos e Mecanismos da Mediunidade já por si constituem verdadeiras sínteses; Desobsessão trata de matéria específica); os 11 restantes, de estilo narrativo, comportam uma tentativa de apresentação de tópicos especialmente relevantes em forma compacta. É o que se buscou fazer, em dois níveis distintos:

Primeiro nível: Síntese

Os objetivos foram os seguintes:

  1. apresentar a matéria de cada livro, em duas partes: uma síntese dos fatos relatados e uma exemplificação dos ensinamentos
  2. permitir, a quem já leu, recordar e fixar pontos valiosos;
  3. estimular a leitura e releitura das obras;
  4. servir de base para rápidas consultas, roteiro de palestras etc.

Foi possível sintetizar em 11 páginas (de 3 a 13) a matéria dos 11 livros, cuja súmula apresentamos na página seguinte, à guisa de índice.

Segundo nível: Resumo:

Nessa parte, buscamos, com desenvolvimento maior, condensar cada um dos livros em uma dimensão que permitisse incluir a maior parte dos ensinamentos e experiências apresentadas pelo autor. A separação das matérias se fez apenas tipograficamente, empregando sempre os recursos do sublinhado e negrito, para enfatizar tópicos julgados mais importantes. Foram utilizadas barras, parênteses e abreviaturas, para indicar mudanças de cenário, cortes, novos interlocutores em diálogos etc. As cerca de 3000 páginas dos volumes originais foram resumidas em 200 páginas de tamanho A4.

A súmula citada, constante da próxima página, indica a localização do começo de cada livro, pela fórmula (A/B), sendo A a página onde se encontra a versão sintética, e B a página inicial do resumo, respectivamente.

Objetivamos, com o destaque dado às passagens sublinhadas e em negrito, possibilitar seu estudo seqüencial, mais dinâmico e seletivo, ao longo de cada livro ou de toda a série. Isto poderá ser feito, com melhores resultados, após a leitura dos livros e dos seus resumos, visando a fixação dos ensinamentos, pela consulta freqüente e habitual aos tópicos assinalados, cujo valor cumpre exaltar particularmente.

Enfatizamos, por oportuno, que só nos originais poderão os leitores colher, com pleno proveito, a totalidade e a beleza dos ensinamentos de André Luiz, aqui resumidos com fins meramente didáticos. Nosso despretensioso esforço visou, particularmente, atender a algumas pessoas queridas, preguiçosas na leitura, que só assim se animariam a penetrar no tesouro que o generoso autor nos doou...

Nota : Utilizamos colchetes [ ] para introduzir observações gerais ou comentários do autor espiritual; usamos reticências alongadas .... e barra duplas // para mostrar trechos suprimidos e mudanças de cenários, respectivamente. Nos diálogos, indicamos novos interlocutores, em geral, por meio da inicial ou iniciais de seus nomes, entre parênteses (X), ou por dois pontos e traços :--

Voltar à página de downloads

Veja também:

ADE-PR © 2017 / Desenvolvido por Leandro Corso