ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 139ª edição | 05 de 2020.

Diálogo Espírita completa sete anos no ar

 

Com o programa de número 365 veiculado no dia 07 de março, a ADE-PR comemorou o sétimo aniversário do programa de televisão Diálogo Espírita.

Não houve nenhum evento especial. Os recursos financeiros estão escassos e o Fundo de Tv criado para colocar em marcha o projeto vem sofrendo baixas mensais que não se conseguiu, ainda, reverter.

A ADE-PR, mantenedora do programa, tem apelado de diversas formas em busca de novos apoios financeiros para que o mesmo se mantenha no ar, mas não está sendo fácil.

A pandemia provocada pelo coronavírus tem sido um empecilho à participação de alguns dos apresentadores do programa. Em um dado momento, quando das gravações dos programas 370 e 371, a solução foi gravar somente quadros individuais nos quais se revezaram o produtor Wilson Czerski e Oscar José Veiga que, concomitantemente ao trabalho de cinegrafista, atuou também diante das câmeras.

A certa altura do quadro Nossa Voz que serve de abertura para o programa, isso justamente no de número 370, Wilson Czerski assim se expressou: “Por ora, enquanto o bom Deus nos permitir, sem pretensões de heroísmo, tentaremos seguir em frente. Eu pus este barco para navegar há sete anos atrás e pretendo que ele continue assim singrando os vastos oceanos da experiência de divulgar o conhecimento espírita a todos que dele precisarem, apesar das ocasionais tempestades. Se necessário, um dia eu o conduzirei a um porto seguro onde outros possam assumir o seu comando. Porém, se no horizonte do presente surgir a ameaça de naufrágio, serei, com certeza o último a abandonar a embarcação. Por isso, cumprirei o meu dever sem abrir mão da razão e da prudência...”

O tom mais forte e personalizado sinaliza a determinação de seguir no cumprimento do dever na tarefa abraçada, especialmente, no momento que as pessoas mais necessitam de mensagens de esclarecimento, consolo e confiança.

Outras pessoas têm sido convidadas a participar do Diálogo Espírita a fim de manter a qualidade habitual, notadamente a possibilidade do debate através do quadro “Tema Livre”.

Em relação ao programa que marcou os seus setes anos no ar, o tema principal debatido foi a gratidão, culminando com um show de imagens que serviram de pano de fundo para a locução do poema-prece do espírito de Amélia Rodrigues, psicografado por Divaldo P. Franco em Buenos Aires, em 21 de novembro de 1962, e incluído no livro “Sol de Esperança”.

Já a respeito da pandemia do coronavírus, Diálogo Espírita tem se ocupado em alguns de seus programas, evitando, contudo, os excessos para não fatigar o telespectador, haja vista o volume imenso de informações veiculadas pelos canais de televisão e mídia em geral.

No programa 372, de 25 de abril, por exemplo, o assunto foi abordado no início do “Tema Livre” cujo assunto geral foi a violência. Duas semanas depois reapareceu no “Fonte Allan Kardec” que tratou do tema “Ajuda-te que o céu te ajudará”. Voltou a ser trabalhado em “Nossa Voz” e no “Tema Livre” (A visão de Deus da atual crise da humanidade) do programa 375, de 16 de maio. No dia 30 de maio, no quadro “As Razões dos Fatos” a análise de um livro de ficção “profetizando” o surgimento da atual pandemia.

O programa apresenta os seguintes quadros: Nossa Voz (abertura), Tema Livre, Fonte Allan Kardec, O Espiritismo Responde, As Razões dos Fatos, Cristo e nós no 3º Milênio, Presença Literária, Entrevistas e Saúde e Espiritualidade, sob responsabilidade da AME-PR, Associação Médico-Espírita do Paraná.

Diálogo Espírita vai ao ar todos os sábados, às vinte horas, simultaneamente pelo canal 05 da NET e pelo site www.cwbtv.net. Os programas são disponibilizados no YouTube, acessados em busca pelo nome do programa ou através do site da ADE-PR: www.adepr.org.br .

Aos que desejarem colaborar para que este programa permaneça no ar, as contribuições mensais são de R$50,00 a serem depositadas na conta do Banco do Brasil Ag. 2823-1, c/c 205.755-7 e CNPJ (para DOC) 01.470.216.0001-83. Maiores informações pelo e-mail adepr@adepr.org.br ou telefone (41) 3278-0961.

 

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2020 / Desenvolvido por Leandro Corso