ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 80ª edição | 07 de 2010.

Divulgar com Eficiência: Livraria Espírita (Parte 3)

Por Wilson Czerski

Dando prosseguimento a esta série sobre montagem e funcionamento de uma livraria espírita, condensado do trabalho de diversos colaboradores, cujos nomes apensaremos (???) ao final da mesma, e publicados no site www.petit.com.br, começaremos hoje pela manutenção do estoque que é uma das partes mais críticas devido à variedade de títulos e exemplares. Um computador com programa de controle de estoque fará a baixa automaticamente no momento da venda e avisa quando aquele livro estiver acabando. A maioria dos livros espíritas já vem com código de barra.

Se a livraria estiver anexada a um Centro Espírita, a procura pelas Obras Básicas e livros indicados nos cursos e palestras poderá ser maior. Se em outro local, os romances serão os de maior rotatividade. As vendas devem ser feitas à vista ou no cartão de crédito. Cheques pré-datados, só se conhecer o leitor. Os eventualmente furtados nunca sabemos onde irão parar e qual resultado que poderão gerar. Os com defeitos as editoras trocam. Faça o fechamento do caixa diariamente e dê baixa no estoque no mesmo dia.

Exposição

Existem vários tipos de leitores. O que entra e vai direto ao setor que lhe interessa. Já sabe o que quer. Há o que necessita de auxílio do atendente porque não está acostumado ir à livraria e precisa ser orientado. Pode ser que procura um livro sobre assunto específico que desconhece. Para facilitar, agrupe os assuntos em setores, só romances, doutrinários, os de mensagens, etc. Só então poderão ser dispostos em ordem alfabética.

Evite embalar os livros com plástico transparente sob o pretexto de protegê-lo porque assim você o protegerá também do leitor que adora folhear o livro. Acesso difícil é um dos detalhes que fazem muita diferença. Procure manter o preço no próprio livro ou próximo, na prateleira. Evite ter de consultar a lista de preços.

Se a livraria dispuser de vitrine, dê muita atenção a ela. Quantos de nós já não fomos influenciados a entrar em uma loja depois de ver uma vitrine bem arrumada? Em datas comemorativas, prepare-a conforme a data: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados, etc. Evite colocar muitos cartazes na vitrine e os que estiverem expostos devem ser de bom gosto e bonitos para chamar a atenção.

Atenção para os bons lançamentos. Faça uma pilha bem na entrada da livraria com bastante destaque e caso seja possível faça uma promoção. Evite deixar vazios nas prateleiras, preenchendo-a imediatamente. Evite colocar o livro na prateleira com a lombada para frente, principalmente na altura dos olhos. Exponha sempre com a capa voltada para frente e de preferência use as mais bonitas!

Atenção para os bons lançamentos. Faça uma pilha bem na entrada da livraria com bastante destaque e caso seja possível faça uma promoção. Colocar o livro na prateleira com a lombada para frente

Divulgação

Existe um ditado popular que diz: A propaganda é a alma do negócio. Fazer propaganda sempre, a todo instante. Tudo que sair de sua livraria deve levar algum tipo de divulgação, começando do próprio livro: um carimbo na primeira página, uma etiqueta com o nome e endereço da livraria. Carimbo nos marca-páginas, nas mensagens e nos folhetos. Na livraria procure utilizar sacolas plásticas. São muito práticas pela rapidez e facilidade e de baixo custo. Toda vez que vender um ou mais livros, coloque mais de um marca-páginas com temas diferentes. Se houver outros brindes como postais, calendários etc, coloque-os na sacola.

Dentro da livraria, pode-se criar um painel no qual anunciará os livros mais vendidos, recurso utilizado pelas grandes livrarias. Quando da abertura da livraria, imprima pequenos folhetos, 1/4 de ofício, e pague a alguns garotos para que distribuam nas casas, mas evitando nas ruas, pois pode provocar visitas de fiscais na livraria ou no Centro.

Com o mesmo texto faça também um cartaz tamanho ofício e cole nas lojas que permitirem: sapatarias, padarias, farmácias, lojas de roupas, de materiais de construção. Se houver possibilidade, imprima um pouco a mais e peça para o seu amigo jornaleiro para encartá-lo nos jornais do domingo (isso vale também para o folhetinho, se não quiser gastar dinheiro com o cartaz). Não esqueça de presentear o jornaleiro com um livro! Nos folhetos, cartazes ou mala-direta evite utilizar expressões do tipo: O melhor. O maior. O mais completo ou Nesta marca você pode confiar porque depreciam outras livrarias.

Outra forma eficiente de divulgação é a utilização do carro com alto-falante. Você pode contratar alguém que já faz esse serviço ou você mesmo instalar o sistema. Só vai precisar de um alto-falante externo e um amplificador. Anuncie o evento e forneça ao mesmo tempo, no carro um convite com algumas vantagens do tipo: Apresente este convite na Livraria Nova Luz e ganhe 10% de desconto na suas compras (ou em determinado livro). Faça o carro circular pela cidade e tente cobrir todos os bairros. Importante: para esta propaganda você terá de pedir autorização na Prefeitura e pagar uma pequena taxa. Mas vale a pena.

Converse com o pessoal do jornal, da rádio ou emissora de TV da cidade para levar ao ar notícias com informações relevantes como um lançamento importante, uma tarde/noite de autógrafo, uma palestra de uma personalidade de fora etc. Entregue-lhes a notícia por escrito solicitando que divulguem nos boletins noticiosos. Isso se chama "release", ou seja, notícias gratuitas. Eles não irão cobrar por este trabalho e pode até gerar uma reportagem especial.

Importantes também são as promoções. Escolha um livro por mês, faça contato com a distribuidora ou editora para conseguir bom desconto e institua o "Livro do mês". Dê bom desconto; ele será um chamariz para atrair leitores. Divulgue-o nos Centros Espíritas da cidade e em todos os trabalhos. Faça todos os meses.

Se houver mais de um Centro Espírita e puder dispor de alguns exemplares do lançamento do momento, distribua-os como cortesia aos expositores e peça para que eles leiam e divulguem em suas preleções. É um procedimento que dá excelentes resultados.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2019 / Desenvolvido por Leandro Corso