ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 90ª edição | 03 de 2012.

Abrade, no rumo certo!

Por Marcelo Henrique Pereira

     Nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2012, na sede da Federação Espírita Brasileira, em Brasília (DF), estiveram reunidas as Entidades Especializadas de Âmbito Nacional. Presentes os representantes da Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE), de Magistrados Espíritas (ABRAME), de Psicólogos Espíritas (ABRAPE), de Artistas Espíritas (ABRARTE), de Esperantistas Espíritas (ABEE), a Jurídico- Espírita do Brasil (AJE-Brasil), a Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), a Cruzada dos Militares Espíritas (CME) e o Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), já integrantes do Fórum das Especializadas e, como convidadas, a Organização Social Cristã-Espírita André Luiz (OSCAL) e a Pró-Saúde Mental.

     O evento ocorreu à parte da reunião anual do Conselho Federativo Nacional da FEB e decidiu-se pela criação de um Fórum específico para o trabalho destas entidades. Destaque para o debate sobre a composição de um núcleo específico de organização do Fórum, na forma de futuro Conselho Nacional, a ser estruturado com a democrática contribuição de todos. Por ora a FEB designará uma secretaria especial para colaborar com a infra-estrutura ao funcionamento das atividades das Especializadas.

     Como decorrência da reunião de novembro/2010 em que ficou deliberada a formação de Comissões Permanentes em quatro áreas temáticas (Direito, Saúde, Educação e Comunicação), foram criadas e instaladas duas comissões. A de Acompanhamento Legislativo (composta por ABRADE, ABRAME e AJE-BRASIL) para levantamento dos projetos em tramitação no Congresso Nacional cujas temáticas sejam de interesse do movimento espírita e possam ter a presença de interlocutores espíritas. Será coordenada por Marcelo Henrique Pereira (ABRADE).

      A outra é a de Saúde e Espiritualidade (ABRAPE, AME-BRASIL e PRÓ-SAÚDE MENTAL) para exame das questões afetas à Saúde, em especial à definição de projeto de atendimento em saúde mental e de combate às viciações, sob coordenação de Ercília Zilli (ABRAPE).

     A ABRADE apresentou as seguintes sugestões, que foram acatadas pelo Fórum: 1) necessidade de aprimoramento das ferramentas de comunicação para as Especializadas; 2) a formação de listas de comunicação virtual (coletiva e das comissões) para troca de informações e continuidade dos trabalhos presenciais, inclusive a programação das atividades das próximas reuniões do Fórum; 3) estudos para a contratação de um assessor legislativo da FEB para atuar junto às Casas Legislativas federais na defesa dos pontos de vista espíritas em relação à tramitação de projetos de interesse.

     Está cada vez mais demonstrado que o foco das Especializadas no trabalho junto à FEB é contribuir efetivamente para a melhor e maior capacitação de colaboradores às instituições espíritas, bem como a disponibilização de materiais e orientações para a utilização por parte dos espíritas e associações. O espírito dos trabalhos e a filosofia individual e coletiva apontam para uma nova era para o movimento espírita nacional, permitindo a participação de um número crescente de entidades e a redução de diferenças, evitando-se práticas passadas de exclusão e separatismo.

     A próxima reunião presencial deste colegiado ocorrerá na quinta-feira prévia ao CFN de 2012, no mês de novembro. A ABRADE sente-se feliz e comprometida em participar deste trabalho, cujos resultados serão altamente benéficos para o seu trabalho e para o movimento espírita em geral.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------- 

 

Confira as atividades da ADE-PR

 

Atualmente estamos atuando através das seguintes mídias:

• Jornal Comunica Ação Espírita que o leitor tem em mãos sua 90ª edição, bimestral, tiragem de 1000 exemplares, distribuído para todos os Centros Espíritas do Paraná, Bibliotecas Públicas e Faróis do Saber da capital, assinantes, Associados e anunciantes. Se você gostou do que está lendo aqui, não espere mais e faça uma assinatura e/ou dê uma de presente a um amigo. As instruções estão na página 02;

• Coluna semanal no jornal Metrópole, de São José dos Pinhais, com tiragem de 25.000 exemplares, já com 60 artigos publicados desde agosto de 2010;

• Televisão. Participação desde maio de 2001 no programa Espiritismo na TV. Além de contribuir na sua sustentação financeira, apresenta o quadro Opinião ADE-PR, geralmente no último sábado de cada mês e reprises semanais e outro no segundo sábado do mês seguinte. O programa é veiculado pelos canais 5 da NET, 72 da TVA e TV CEI (www.tvcei.com) – consultar a grade de programação. E para quem tem dificuldades de acompanhar horários fixos, a alternativa é assistir diretamente da internet acessando www.cwb.net . Ali se encontram disponíveis os programas dos dois últimos meses;

• Clube do Livro. Este serviço espera por você. Objetiva, como os demais meios, divulgar o Espiritismo, aqui através da sua vastíssima e rica literatura, auferindo, como consequência disso, importante incremento de receitas para a ADE-PR. Acesse o nosso site ou envie e-mail para adepr@adepr.org.br e solicite informações de como se associar. Os descontos alcançam até 50% do preço de capa de qualquer título à sua escolha;

• Por falar em site, não deixe de visitá-lo (www.adepr.org.br). Lá, entre outras coisas, você encontra todas as edições mais recentes deste jornal no formato Word e PDF para download. Na seção “O Espiritismo e os fatos atuais” há uma série de artigos abordando ocorrências recentes em âmbito local, nacional e internacional à luz do Espiritismo como, por exemplo, “A Doença de Lula” e “Mais um Big Brother, quem aguenta?”. 

• E vêm aí novidades como o nosso Facebook, Feiras do Livro e na área da televisão. Aguardem!

 

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2019 / Desenvolvido por Leandro Corso