ADE-PR: Associação de Divulgadores do Espiritismo do Paraná

Especial

Marca de nascença no menino Ian é evidência a favor da reencarnação. Assista o vídeo clicando aqui.

Jornal Comunica Ação Espírita | 116ª edição | 08 de 2016.

Presidente da FEP concede entrevista ao Diálogo Espírita

Adriano Lino Greca, presidente da Federação Espírita do Paraná, participou no dia 18 de junho do quadro “Entrevistas” do programa de TV Diálogo Espírita, da ADE-PR. 

Londrinense de nascimento e vinculado ao Centro Espírita Ildefonso Correa, da capital, Adriano assumiu a presidência da federativa paranaense em janeiro deste ano, com mandato que se estende até o final de 2017.

Falando em continuidade do trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores, enfatizou, porém, a importância de se imprimir uma política de mais diálogo entre todos os segmentos do Movimento Espírita estadual, incluindo as Entidades Especializadas, como a ADE-PR.

Indagado se concordava com a tese de que “Jesus está no leme” da grande embarcação terrestre, disse que sim, mas ressaltou que nós humanos devemos fazer a nossa parte. Confiar, não desanimar e esperar não significa acomodar-se com a realidade presente que reclama ação ativa de todos para melhorar o quadro social.

Essa resposta foi complementada quando o entrevistador perguntou sobre outra ideia muito difundida entre os espíritas, extraída do próprio título do livro “Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho”, do espírito de Humberto de Campos, psicografado por Francisco Cândido Xavier, em 1938.

A despeito de todas as mazelas brasileiras atuais, o presidente da FEP engrossa as fileiras daqueles que acreditam que a informação de Ismael anunciando a transferência para o Brasil das ideias iluminadoras do Espiritismo, permite concluirmos que o nosso país tem um papel preponderante a desempenhar em nível mundial como exemplo de fraternidade, acolhimento, solidariedade, respeito às diferenças, principalmente religiosas.

Falou também sobre a importância da divulgação dos postulados espíritas à sociedade em geral, diferenciando este tipo de trabalho, quando realizado dentro dos princípios éticos, do simples proselitismo que promove a disseminação de ideias, às vezes, até mesmo de modo agressivo.

Em termos da dinâmica interna do Movimento Espírita, especificamente na preparação dos cooperadores das tarefas espíritas, disse que esta é uma das maiores preocupações da FEP que vem já, há algum tempo, realizando diversos tipos de eventos com a finalidade de aprimorar a qualidade destes servidores do Bem, ao mesmo tempo fazendo surgir novos companheiros para suprir as necessidades de quantidade. Pensamento este reafirmado pelo entrevistador no sentido de que se deve buscar meios de transformar ao menos uma parcela daqueles 20 milhões que se dizem simpatizantes em participantes ativos.

Por fim, Adriano Greca comentou uma frase de Léon Denis, um dos mais importantes seguidores de Allan Kardec dos primeiros tempos, frase esta que este periódico estampa permanentemente em seu frontispício e extraída do livro No Invisível. Diz ela: “O Espiritismo será o que dele fizerem os homens”, a nos lembrar sempre que devemos zelar pelo imenso patrimônio cultural e religioso que nos foi legado pelos Espíritos Superiores e pelo Codificador, mas não só. Também é necessário que façamos bom uso deste conhecimento, tanto para si mesmos como para os demais irmãos de jornada. 

Na resposta, Greca colocou que o Espiritismo não deve se limitar a exibir apenas mais um rótulo religioso, avançando para a profundidade da prática que faz reconhecer aquelas que se legitimam por fazer o maior número de pessoas de Bem e o menos de hipócritas.

Lembrando que a entrevista está disponível no YouTube no seguinte link: https://youtu.be/neCGffILNmc . Todos os demais programas – cerca de 180 – podem ser vistos ou revistos através do canal https://www.youtube.com/channel/UCxayTCrhAM7iAVpbSvdVw5Q da ADE-PR no YouTube. Outra via de acesso é acessando o nosso site (www.adepr.org.br), clicando em “Programa de TV Diálogo Espírita”.

Pela TV, Diálogo Espírita vai ao ar todos os sábados pelo canal 5 da NET e 166 da Vivo, às 20,00 horas.

Receba em casa a versão impressa do jornal Comunica Ação Espírita

Assine agora mesmo

ADE-PR © 2019 / Desenvolvido por Leandro Corso